🔉QUALIDADE DA VOZ - 2🔊

 
Faça um esforço consciente para manter os mú
sculos da garganta relaxados. Lembre-se de que as cordas vocais vibram com a passagem do ar. O tom da voz muda de acordo com a rigidez ou o relaxamento dos músculos da garganta, assim como o tom da corda de um violão ou de um violino muda quando ela é esticada ou afrouxada. Ao relaxar as cordas vocais, o tom se torna mais grave. Relaxar os músculos da garganta ajuda também a manter abertas as cavidades nasais, o que influi muito na qualidade da voz.
Relaxe o corpo inteiro — os joelhos, as mãos, os ombros, o pescoço. Isso fará com que se consiga a ressonância necessária para projetar a voz. A ressonância é produzida quando o corpo inteiro age como caixa de ressonância, mas a tensão impede isso. O tom da voz, que é produzido na laringe, reverbera não apenas nas cavidades nasais, mas também na estrutura óssea do tórax, nos dentes, no céu da boca e nos seios nasais. Todos estes podem contribuir para a qualidade da ressonância. Se você colocar um peso no tampo de um violão, o som ficará amortecido; o tampo precisa estar livre para vibrar e produzir a devida ressonância. É assim também com as estruturas ósseas do corpo, sustentadas pelos músculos. A boa ressonância lhe permitirá modular corretamente a voz e expressar variações de sentimento. Poderá falar a uma grande assistência sem forçar a voz.
* COMO SE PRODUZ A FALA*
  A base de todos os sons vocais é a coluna de ar que sai dos pulmões. Estes funcionam como foles que impulsionam o ar através da traqueia para a laringe, que fica no meio da garganta. Dentro da laringe, em lados opostos, há duas minúsculas pregas de membrana chamadas cordas vocais que são as principais produtoras de som. Essas pregas de membrana abrem e fecham a passagem de ar pela laringe e também impedem a entrada de objetos estranhos nos pulmões. Durante a respiração normal, a passagem do ar pelas cordas vocais não produz nenhum som. Mas, quando a pessoa deseja falar, os músculos enrijecem as cordas vocais e essas vibram com o impulso do ar que vem dos pulmões, produzindo som.
  Quanto mais esticadas estiverem as cordas vocais, mais rápida será sua vibração, e mais agudos serão os sons que produzem. Por outro lado, quanto mais relaxarmos as cordas vocais, mais graves serão os sons. Ao sair da laringe, a onda sonora penetra na parte superior da garganta, a faringe. Daí, passa para a boca e a cavidade nasal, onde os harmônicos recebem nuanças que modificam, amplificam e reforçam o som fundamental. O céu da boca, a língua, os dentes, os lábios e o maxilar inferior se combinam para subdividir as ondas sonoras vibratórias e convertê-las em linguagem compreensível.
  A voz humana é uma maravilha cuja versatilidade nenhum instrumento fabricado pelo homem consegue igualar. Pode exprimir sentimentos e emoções, desde o mais terno e meigo amor ao mais duro e violento ódio. Se for bem desenvolvida e treinada, a voz pode alcançar até três oitavas e produzir não apenas belos sons musicais, mas também inspiradores padrões de linguagem.
* COMO SUPERAR PROBLEMAS ESPECÍFICOS*
  Voz fraca. Uma voz suave não é necessariamente fraca. Se for rica em sons harmônicos, será ouvida com prazer. Mas, para ser eficaz, é preciso ter volume suficiente.
  Para melhorar a projeção da voz é preciso melhorar a ressonância. Relaxar de maneira consciente o corpl inteiro, conforme ensinado nesta lição, e fazer exercícios de capntarolar “hum, hum”, com os lábios tocando-se apenas levemente, pode ser de ajuda. Ao fazer isso, sinta as vibrações na cabeça e no tórax.
Às vezes, a voz parece fraca ou tensa porque a pessoa não está bem, ou não dormiu o suficiente. Obviamente, se essa situação melhorar, a voz também vai melhora.
  Voz muito aguda. O entesamento das cordas vo             Procure usar a matéria para aju com que a voz fique mais aguda. Uma voz tensa faz os ouvintes se sentirem tensos. Ao relaxar os músculos da garganta para diminuir a tensão nas cordas vocais, a voz fica mais grave. Faça isso de maneira consciente, exercitando-o na conversa diária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário