👌CONCLUSÃO EFICAZ👍

   
* O que você deve fazer?*

Nas frases finais, dizer algo para motivar os ouvintes a agir de acordo com o que ouviram.

* Por que é importante?*

O que se diz na conclusão em geral é lembrado por mais tempo e influi na eficácia do programa.

VOCÊ talvez tenha pesquisado cabalmente e organizado a matéria para formar o corpo de seu programa. Talvez tenha preparado também uma introdução que desperta o interesse. Mesmo assim, ainda falta algo — uma conclusão eficaz. Não minimize a sua importância, pois o que se diz por último em geral é lembrado por mais tempo. Se a conclusão for fraca, mesmo a matéria que a precedeu pode perder muito de sua eficácia.

*Pontos a lembrar.*

 O que você disser na conclusão deve ter relação direta com o tema do programa. Deve expressar a conclusão lógica dos pontos principais apresentados. Embora talvez queira incluir algumas palavras-chave do título, repeti-lo na íntegra é opcional.

Tenha em mente que o programa está na fase final, e suas palavras devem indicar isso. Seu ritmo também deverá ser apropriado. Não fale depressa até o fim, parando abruptamente. Por outro lado, não termine o programa baixando o volume da voz até ela quase desaparecer. O volume deverá ser suficiente, mas não excessivo. Suas últimas frases deverão ter um tom de finalização e transmitir seriedade e convicção. Não deixe de treinar a conclusão.
Uma conclusão simples, direta e positiva é sempre apreciada.

* COMO FAZER*

Certifique-se de que a conclusão se relacione diretamente com as ideias já apresentadas.
Mostre aos ouvintes como agir à base do que ouviram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário